Oziris Borges Oziris Borges

viagens

MOTOPICCHU-ATACAMA
Periodo: 3/7/2012 a 2/8/2012

Tá chegando a hora de nossa próxima viagem. Já estamos na contagem regressiva. Haja coração!!! Nessa expedição conheceremos pontos históricos importantes do Peru. Na volta, passaremos pelo deserto de Atacama.

DIÁRIO DE BORDO

1/8/2012

2/8/2012

3/8/2012

Voltar para a galeria de fotos

22/7/2012

22.Julho.2012.sábado – vigésimo dia – de Arica(CL) a Iquique(CL)  – 350,4 km – Das 11h40 às 18h. Tempo total: 4h20de pilotagem. 6361,1 Km rodados desde Uberaba(MG).

Acordamos cedo, tomamos café e, depois de algum tempo atualizando estediário, saímos para trocar o óleo e seguir viagem até Iquique. Saímos às 11h40.Como a distância a ser percorrida era de apenas trezentos e poucos quilômetros,não estávamos preocupados com o horário. Depois da troca de óleo, seguimos rumoà Panamericana. Correu tudo bem. De Arica a Iquique é uma reta só compouquíssimas curvas. Vimos numa média de 120Km/h. Foi aí que, numa parada paratirar fotos da paisagem exuberante, me lembrei que tinha lido que não haviaposto de combustível nesse trecho de mais de 300Km. Conversando com o Sanches,ele diminuiu a velocidade. Continuei na mesma velocidade. Chegando a Iquique,faltou gasolina na moto do Sanches. A Suzi4 chegou a 340Km sem necessidade deabastecimento. Por incrível que pareça, acabou do lado de um posto da Copec.Mas o posto estava do outro lado da pista. Ele atravessou a pista, comprou umlitro de gasolina e continuou, parando num posto mais à frente para abastecer.Nesse meio tempo, com eu estava bem na frente, peguei gasolina no posto e fuiatrás do Sanches, justamente na hora em que ele chegava ao mesmo.Desencontramos por pouco. Voltei à entrada de Iquique sem achar a Boulevard.Quando voltei, encontrei o Sanches justamente no posto de onde tinha saído.Dali, seguimos para Iquique. Novamente, rodamos a cidade à procura de um hotel,mas, desta vez, não estávamos preocupados. Como chegamos cedo, demos uma voltapela orla. Depois, perguntamos onde havia um hotel bom e barato. Certa hora, pergunteiem um posto e veio um uruguaio me dar informações. Ele falava bem o português.Disse ter morado no Brasil 8 anos. Esse é um capítulo à parte. Nesta viagem,encontramos várias pessoas entre chilenos, uruguaios, bolivianos e peruanos quejá moraram no Brasil. Muito interessante. Desconhecia esse fato. E pelaquantidade que encontramos, não parece raro a atração que o Brasil exerce sobreos outros povos latinos. Percebemos que a rua em que há muitos hotéis é aGeneral O’Higgins. Vale a pena procurar também na rua Juan Martinez.  Quem vier para Iquique, procure por estas duasrua e siga-nas até o fim. Haverá muitas opções. Nós ficamos num hotel chamadoHotel King que se localiza na Rua 12 de Febrero, 1040. Trata-se de um hotelbom, sem luxo, mas com garagem e wi-fi. O café da manhã não está incluso.Depois de um banho, fomos visitar o shopping Zofri. Como Iquique é zona franca,fomos ver se havia produtos baratos. Não há. Ficamos decepcionados. Os preçospraticados no shopping são muito parecidos com os preços no Brasil. Dali,pegamos um taxi de volta para o centro da cidade. Andamos à procura de umrestaurante até que encontramos uma tratoria chamada Al Filo D’Oro, Rua O’Higgins,964 - http://www.alfilodoro.cl. Foi uma das grandes coisas queaconteceram nesta viagem. A pizza é excelente, mas a recepção e o bate papo como dono da pizzaria, Miguel, foi espetacular. Rimos bastante e trocamos muitasideias, tomando Budweiser e depois, experimentei uma cerveja iquiquenha que sechama justamente “iquiqueña” Tomei a do tipo Ale. Muito boa. Combinamos devoltar amanhã. Voltando ao hotel, acessei a internet para contactar a SamMotos. Hoje à tarde, quando passeávamos pela orla, o Saches viu que o pneutraseiro da Suzi4 estava muito gasto. Em várias partes, o forro já estavaaparecendo. Esse imprevisto fez com que planejássemos ficar mais um dia emIquique e sairmos somente na segunda-feira após a troca do pneu. Como hoje ésábado, as lojas estavam todas fechadas. No Brasil, lendo o blog de um casalque tinha passado por aqui, pegamos a dica da Sam Motos que é especializada emBMW. Acessei o site na internet e mandei um mail, dizendo da minha necessidadede trocar o pneu e mostrando também minha localização. 15 ou 20 minutos depois,o Jorge, proprietário da Sam Motos, me ligou. Isso no sábado de noitão. Foisuper simpático ao telefone e disse que tinha o pneu para minha moto e quepassaria no hotel às 9h30 do outro dia, domingo, para me levar até sua oficinae faria a troca no domingo mesmo. Fiquei super contente com a disponibilidadedele. Se tudo der certo amanhã, sairemos bem cedo logo na segunda-feira atéAntofagasta. Depois dessa boa notícia, fui dormir.