Oziris Borges Oziris Borges

viagens

PETRÓPOLIS
Periodo: 27/4/2012 a 1/5/2012

Este é o relato e fotos de nossa viagem até a cidade de Pedro, isto é, Petrópolis.

DIÁRIO DE BORDO

27/4/2012

28/4/2012

29/4/2012

30/4/2012

1/5/2012

Voltar para a galeria de fotos

27/4/2012

27.abr.2012, sexta-feira – Primeiro dia – de Uberaba(MG) a Petrópolis(RJ) – 879,1 km – Das 6h12 às 20h34. Tempo total: 14h22 de pilotagem(paramos cerca de 1h30 para o almoço).

Mais uma viagem chique no úrtimo. Saímos no horário programado. Como iríamos apenas eu, o Sanches e a Eulair, em vez de esperá-lo no posto BR da Mata do Ipê, o Sanches passou em casa. Chegou às seis horas da madruga. Eu já estava pronto. Saímos, paramos no posto para eu abastecer e seguimos caminho às 6h12. Teria sido melhor se eu tivesse abastecido no dia anterior, já poderíamos ter saído direto. Lição aprendida. Da próxima vez, farei isso. De Uberaba, seguimos para Ituverava para encontrarmos o nosso amigo Tumatty e a Cristiane. Encontramos os dois e seguimos viagem para Petrópolis em três motos: uma Boulevard 800, uma V-Strom 1000 e uma GS800. Decidimos fazer o caminho que passa por Franca, Passos, Lavras, Juiz de Fora e Petrópolis. Depois de Passos, entramos para Alpinópolis e erramos o caminho ao seguirmos direto. Então alteramos o caminho um pouco. O engraçado é que acabamos por cair no mesmo caminho que tínhamos usado para ir até Caxambu na semana retrasada. De certa maneira foi bom, pois não cometemos os mesmos erros de caminho da viagem anterior. E, quando chegamos a Caxambu, em vez de entrar na cidade, pegamos no sentido de Juiz de Fora. Estamos pensando em voltar pela Rodovia Dutra. É mais longe, mas pegaremos somente pista dupla o que aumenta a velocidade média da viagem. Nesse caminho que fizemos há muitas curvas o que nos obriga a diminuir a velocidade. De Caxambu até Juiz de Fora, rodamos pela BR 267. Simplesmente linda. A estrada está em perfeitas condições de rodagem e a paisagem é maravilhosa. É a paisagem que sempre tenho na cabeça quando penso em termos do estado de Minas Gerais: montanhas e mais montanhas com matas selvagens a cada passo. Foi isso que vimos nesse trecho. Muito chique mesmo. Além das curvinhas que dão uma diversão maior à estrada. Gostei demais. Acho que não vi um pé de cana em todo esse trecho, graças a Deus. Quando passamos Juiz de Fora já eram mais de 17h.  E como está escurecendo mais cedo, ao pegarmos a BR 040, que é uma excelente rodovia de pista dupla de cada lado, já estava escurecendo. Como se diz, pegamos a BR 040 já no lusco-fusco. Em pouco tempo escureceu e aí foi phodis rodar à noite com vários carros na pista. O farol deles, tanto os da outra pista quanto os da mesma pista que nós, me incomodou bastante. Passamos por uma serra que dizem que é muito bonita, mas como estava de noite, não vimos nada. Chegando a Petrópolis, começou a garoar e neblinar. Perfeito, depois de mais de 12h pilotando, ainda por cima acontece isso. Foi tenso. Mas, felizmente, não houve nenhum problema, viemos com calma e segurança na pilotagem. Ainda bem que todos nós neste grupo temos já experiência com viagens de moto. Se houvesse alguém novo no grupo, a situação poderia complicar. Nessa viagem toda, o mais difícil foi a dor na bunda. Pera aí, seu leitor mal intencionado, não é viadagem, não. Acontece que a BMW foi extremamente incompetente ao fazer o banco da GS 800. Ele é muito fino para longas distâncias. Em conseqüência, minha poupança ardeu bastante devido a esse banco maldito. Já encomendei um outro que é bem mais confortável, dizem. Espero que realmente o seja. Chega na próxima semana. Se a Carol tivesse vindo comigo, ela estaria bastante machucada, pois a situação do garupa é sempre pior nesta questão. No entanto, esta moto oferece a vantagem de podermos levantar ao mesmo tempo em que pilotamos, apoiando nossos pés nos descansos. Dessa forma, dá para esticar a perna e aliviar um pouco a bunda, coitada. Essa manobra também alivia os joelhos. É uma grande vantagem das motos big trail. Quando chegamos ao hotel, eram mais de 20h. Rodamos 879,1Km pelo odômetro da Suzi4. Estávamos bastante cansados, mas felizes e com o sentimento de dever cumprido. Foi legal. Saímos para comer uma pizza e tomar várias cervejas, que ninguém é de ferrro, né!!! Voltamos e fomos dormir. Nesta noite, a garoa nos perseguiu. Foi interesante, pois fazia anos que não via garoa. E, para piorar minha situação, esqueci de trazer blusa. Tartaruga!!!! Usarei a blusa de cordura mesmo. Nos outros dias, o Sanches me emprestou uma blusa. Foi bom demais, pois aliviou o friozinho. Minha primeira impressão da cidade não foi boa. Me pareceu suja e feia. Vamos ver amanhã. Claro que não dá pra julgar uma cidade pela primeira impressão depois de 12h viajando e chegando sob chuva. Amanhã, veremos.