Oziris Borges Oziris Borges

viagens

PATAGÔNIA
Periodo: 2/1/2012 a 29/1/2012

Nesta viagem fui até a cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia. Conheci várias regiões da Patagônia tanto argentina quanto chilena.

DIÁRIO DE BORDO

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11/1/2012

11.jan.2012, quarta-feira – nono dia – de Cerro Sombrero(CL) a Ushuaia(AR) – 437,2 km. 6103,2Km rodados desde Ribeirão-Preto – Das 9h10 às 17h. Tempo total: 6h20 de pilotagem (gastamos 1h40 na aduana chilena).

           

            Posamos em Cerro Sombrero, logo após a aduana chilena. A pousada é boa, mas cara em comparação às da Argentina. Saímos às nove para atravessar a famigerada estrada de rípio que fica no lado chileno. Pegamos a dita cuja e foi tão fácil que me espantei. A estrada não tem nada daquilo que, às vezes, encontramos em alguns relatos. Ou então eu a senti muito diferente. Para maiores detalhes, leiam meu texto, reflexões sobre o rípio. Viemos bem tranquilamente, parando de vez em quando, pois tínhamos bastante tempo. O vento estava forte e também estávamos com frio. Nada absurdo, nem o vento, nem o frio. Chegamos, procuramos o Hostel La Posta e estava lotado. Esse hostel foi indicação dos amigos Beto e Augusto de Santana do Livramento. O dono se chama Hector e tem como apelido Lollo. É motociclista, já viajou bastante e tem muitas dicas para dar a quem chegar aqui. Recomendadíssimo: www.laposta-ush.com.ar Ushuaia estava lotada de turista e todos os hotéis mais em conta estavam sem vagas. Mas o Lollo, gentilmente ligou para vários hostels. Graças a ele, encontramos um hostel muito bom e barato, o Rio Ona. Chegamos ao hostel, jantamos e dormimos. Felizes!!! www.rioona.com.ar Recomendadíssimo.

 

 

REFLEXÕES SOBRE O RÍPIO

1.     Quando me falaram desse tal de rípio que fica no meio do caminho para Ushuaia, mais ou menos 120Km, eu imaginava uma estrada cheia de pedrinhas. Os caminhões e carros iam passando e deixando rastros e eu teria de viajar nesses rastros com a moto patinando por causa das malditas pedrinhas.

2.     Não é nada disso. A estrada vem sendo ripiada há tanto tempo que muitas pedras, devido ao peso de caminhões e carros já estão fincadas na terra, tornando-a dura. Além disso, a estrada não é cheia de pedrinhas nem existem os tais sulcos profundos de pedrinhas com pedrinhas do lado e temos de passar nesse rastro.

3.     Para se ter uma idéia certa desses 120Km que ligam Cerro Sombrero a Ushuaia, imagine  uma estrada de terra no Brasil. Mas uma estrada muito boa. Sem buracos a toda hora, sem areia e terra dura. Essa é a estrada que você enfrentará para chegar a Ushuaia, ou seja, quem nunca teve experiência em rípio vai passar tranqüilo, pilotando a 60-80Km/h. Quem tem experiência off road poderá chegar a 120Km/h tranquilamente.

4.     Em outras palavras, a estrada é excelente. A moto não fica tremendo. Em verdade, fica bem estável.

5.     Depois da Aduana chilena, no sentido de quem está indo para Ushuaia, há um trecho de 2Km no máximo em que as malditas pedrinhas são mais intensas e soltas. Somente nesse pedaço, temos de tomar um cuidado extra aqui.

6.     Se você quer ter o gostinho de enfrentar essa estrada do jeito que está, procure viajar nos próximos 2 anos, pois já existem obras na estrada. Acredito que para pavimentação. Em dois anos, creio, não haverá mais o rípio.

7.     Uma dica importante: procure cruzar esta estrada pela manhã, de preferência, até às 10h. Isso porque o vento é bem mais fraco pela manhã e talvez, como eu, você nem o pegue durante a travessia. Facilita bastante. Para fazer essa viagem pela manhã, você tem de dormir em Cerro Sombrero, Hostel Tunkelen, pois nos trâmites da aduana, vai perder umas 2h. Hosteria Boa, mas cara. A internet lá, quando passávamos, estava horrível. Existe só mais uma opção de hospedagem na cidade. Opção bem ruim, parece.

8.     Outra dica importante: há duas estradas que chegam a San Sebastian, cidade argentina em que termina o rípio. Pegue a estrada que passa por Onaissim, pois por ela caminhões são proibidos de rodar. Eles são obrigados a ir pelo outro caminho. Por Onaissim, aumentam 20Km, mas vale a pena. É mais seguro.

9.     Enfim, é muito fácil pilotar nessa estrada. Podem vir sem medo.