Oziris Borges Oziris Borges

viagens

PATAGÔNIA
Periodo: 2/1/2012 a 29/1/2012

Nesta viagem fui até a cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia. Conheci várias regiões da Patagônia tanto argentina quanto chilena.

DIÁRIO DE BORDO

27/1/2012

28/1/2012

29/1/2012

Voltar para a galeria de fotos

3/1/2012

03.jan.2012, terça-feira – segundo-dia – de Irani(SC) a Santana do Livramento(RS) – 861Km sendo 1924,4 km rodados desde Ribeirão-Preto – Das 7h30 até às 20h30. Tempo total: 10h30 de pilotagem, pois parei 2h30 para visitar o parque das Missões.

Hoje no café da manhã, encontrei um motociclista, o Cléber. Ele mora e trabalha numa cidade do Rio Grande do Sul que se chama Santiago. Ele aproveitou as férias e foi visitar sua família que mora na Bahia. Ele fez o caminho de ida e estava voltando, tudo numa CG 150. É mole? A saída de Irani foi muito agradável tanto pelo clima como pela paisagem. De Irani a Erechim nós descemos vários quilômetros de curva e serra. Lindo!!! Hoje fiz a primeira parada programada da viagem: São Miguel das Missões. Ano passado, mais ou menos nesses mesmos dias de janeiro, passamos por aqui, mas o parque de visitações estava fechado. Então fiz questão de passar por aqui de novo, desviando um pouco do caminho para conhecer a Missão de São Miguel Arcanjo. Cheguei mais cedo e esperei até as 14h que é o horário de abertura da parte da tarde. Enquanto isso, aproveitei para escrever um pouco no diário de bordo, almoçar e conhecer a cidade apenas de passagem. Enquanto esperava lá nas missões, encontrei o Ronei, portoalegrense cujos pais moram em São Borja. Ele resolveu passar pelas missões para que seus filhos conheçam um pouco da história. Segundo ele, as crianças têm a disciplina História do Rio Grande do Sul na escola e seria uma oportunidade de os filhos conhecerem. Conversamos um pouco sobre viagens e ele me deu uma dica muito boa. Disse que perto do Chuí, no Uruguai, há um forte bem conservado e que vale uma visita. Fui almoçar enquanto esperava o museu abrir. (Fechar museu é o fim, né? Deveria funcionar ininterruptamente como acontece normalmente com a maioria dos museus aqui e no estrangeiro.) Almocei numa lanchonete que se chama Ki-espetinho lanches. Excelente! O ambiente é muito legal, limpo e o atendimento é nota 10. O meio lanche deles faria corar o gerente do Mc Donald’s, pois além de bom é gigante. O nome do proprietário é Adilson que é uma figura. Muito prestativo e educado. Se algum dia visitarem São Miguel das Missões, parem lá e almocem. Dali, após lubrificar a corrente, rumei para visitar o museu das missões. Show de bola. Dizem que à noite, há um espetáculo de luzes que ilumina as ruínas. Valeria a pena ter ficado. Aliás, nessa cidadezinha tem uma sede do HI – Hosteling Iternational, ou seja, albergue da juventude. De fora, me pareceu MUITO bem arrumado. Vale a pena pesquisar e ficar nessa cidade. Dali, rumei para Santana do Livramento. Foram mais de 300Km e, quando comecei a rodar, já eram 15h30. Cheguei em Livramento às 20h30. Como eu tinha parado mais de 2h em São Miguel, vim de boa, sem atropelos. Passei por uma BR a 287(acho que é isso) simplesmente linda no trecho que vai de Santiago a Rosário do Sul. Há eucaliptos e outras árvores nas duas margens da estrada. Conseqüentemente, viajei na sombra por vários quilômetros. Magnífico ainda mais que hoje o sol esteve de rachar! Fortíssimo. Aqui em Livramento, estou hospedado num muquifo pela bagatela de R$25,00. O quarto é bastante úmido. Quem tivesse asma, acordaria morto pela manhã! J Como não tenho, e só quero dormir e sei que vou dormir que nem uma pedra devido ao cansaço, tudo bem. O dono me arrumou um ventilador que resolve grande parte do problema. Nem vou dizer o nome do hotel porque só com muita coragem para vocês ficarem aqui. Amanhã, trocarei o óleo da moto. Estou em dúvida se coloco um que me possibilita andar mais de 3000. Se resolver fazer isso, só compensa colocar o óleo pra 7000Km, pois aí só voltaria a me preocupar quando saísse da Argentina e já estivesse no Brasil. Caso mantenha o de 3000, faria uma troca em Ushuaia e outra não sei onde. Essa outra é que é o problema. Amanhã é um grande dia. Entrarei no Uruguai e, depois, na Argentina. O Uruguai não me preocupa, basta seguir as leis de trânsito, isto é, se o limite da rodovia é 60Km, mesmo que a rodovia seja tão boa como uma Anhaguera, vá a 60Km. Meu receio maior é a Argentina. Pegarei um pedaço da famosa Ruta 14. Famosa pelos policiais descarados que só querem propina. E como não sou nem um pouco bom na língua espanhola, a situação poderá complicar um pouco mais. Bem, enfrentemos los hermanos! Tomara que tenhamos a mesma sorte que em 2011.